Perguntas Frequentes

Encontre as perguntas e respostas mais frequentes sobre o processo seletivo do sistema FIEC.

Você deve identificar a vaga de interesse no fiec.selecty.com.br, clicar no botão ‘candidate-se para esta vaga’ e completar o seu cadastro.
Os Processos Seletivos para o SESI e o SENAI são de ampla divulgação e obedecem às normas da Resolução do Conselho Nacional nº 01/2009 e 374/2009 das respectivas Instituições, sendo compostos por no mínimo duas das etapas. Entre as etapas que podem compor nossos processos, pode-se citar: triagem, prova de conhecimentos específicos, prova prática, avaliação de potencial, entrega da Documentação comprobatória, entrevista.
As informações a respeito das datas em que ocorrerão as etapas e resultados serão comunicadas via e-mail. O candidato também poderá acompanhar o andamento do processo seletivo no site fiec.selecty.com.br no menu “Participações” ou outras informações no menu “Avisos”.
Não serão aplicadas avaliações em local, data ou horário diferentes dos comunicados, bem como não haverá segunda chamada para a realização das avaliações. O não comparecimento a estas implicará na desclassificação automática do candidato.
Não. As candidaturas devem ser realizadas pelo candidato especificamente para cada vaga de interesse.
Sim, o candidato pode se candidatar a mais de um Processo Seletivo em um mesmo período. Vale lembrar que caso alguma das etapas venha a ser no mesmo dia e/ou horário o candidato deverá optar por um dos processos dos quais está participando.
As datas de início ocorrem de acordo com o calendário de admissão do RH, dependendo também da finalização das etapas de pré-admissão.
O cadastro reserva ocorre quando, após a etapa de entrevista, há mais candidatos aptos para determinado processo seletivo do que o número de vagas ofertadas. Sendo assim, é realizada uma ordem de classificação para o cadastro. Quando em cadastro reserva, o candidato pode ser chamado a assumir a vaga em qualquer unidade SESI/SENAI Ceará da região em que realizou a seleção.
A validade do cadastro reserva será de 01 ano, a contar da data de início do período de inscrição deste processo seletivo, podendo ser prorrogado a critério da Instituição. O cadastro reserva não implica obrigatoriedade em sua admissão, cabendo ao Sistema FIEC a avaliação da conveniência de acordo com a necessidade de novas vagas e oportunidade de convocá-lo em número estritamente necessário.
Sim. Após a finalização de um Processo Seletivo, ficando ou não em cadastro reserva, é possível participar de uma nova seleção do Sistema FIEC, realizando todas as etapas novamente.
Para maiores esclarecimentos sobre o resultado da prova, o candidato deve preencher o formulário de Interposição de Recursos disponível aqui, identificando e fundamentando o ponto que suscitou a dúvida e enviar dentro do prazo de 01 dia útil (contado a partir da data de divulgação do resultado da etapa), devidamente assinado para o e-mail rh.selecao@sfiec.org.br
Os participantes serão responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes nos documentos apresentados. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos e comunicados referentes aos processos seletivos dos quais está participando, no site fiec.selecty.com.br. É de responsabilidade do candidato a infraestrutura pessoal, bem como dispositivos e conexão de internet e rede, em caso de seleções e/ou etapas que ocorrem de forma remota.