Loader

Newsletter:

Clique nas opções abaixo para ver as respostas das principais dúvidas sobre os Processos Seletivos do Sistema FIEC. Caso sua dúvida não esteja relacionada abaixo, contate-nos através do Fale Conosco.

Como funciona o cadastro reserva?

O cadastro reserva ocorre quando, após a etapa de entrevista, há mais candidatos aptos para determinado cargo que o número de vagas ofertas. Quando em cadastro reserva, o candidato pode ser chamado a assumir a vaga em qualquer unidade SESI/ SENAI Ceará, da região em que se realizou a seleção. 

Vale lembrar que a 
validade do cadastro reserva será de 01 (um) ano, a contar da data de início do período de inscrição, podendo ser prorrogado a critério da Instituição. O cadastro reserva não implica obrigatoriedade em sua admissão, cabendo ao Sistema FIEC a avaliação da conveniência e oportunidade de aproveitá-lo em número estritamente necessário.

Quais as etapas de um Processo Seletivo do Sistema FIEC?

Os Processos Seletivos para o SESI e o SENAI são de ampla divulgação e obedecem às normas da Resolução do Conselho Nacional nº 01/2009 e 374/2009 das respectivas Instituições. Entre as etapas que podem compor nossos Processos, pode-se citar:

  • Análise Curricular: consta da verificação de atendimento ou não dos requisitos do cargo, relativos ao grau de instrução, experiência profissional, cursos e/ou documentos exigidos, conforme aviso de seleção divulgado.
  • Prova de Conhecimentos Específicos: esta etapa consta de uma avaliação com questões objetivas e/ou subjetivas acerca de temas específicos a cada cargo/área de atuação.
  • Prova de Conhecimentos Práticos: ou Prova Prática, pode variar conforme o cargo e área de atuação. Nesta etapa o candidato pode ser avaliado ministrando uma aula teórica, ministrando aula em oficinas de produção, na fabricação de um produto ou através de prova de informática, com foco na área de atuação.
  • Avaliação de Potencial: consta de avaliação por meio de dinâmicas de grupo e/ou provas situacionais, onde é verificado o grau de desempenho dos candidatos, com base nas habilidades de cada cargo.
  • Entrevista: em que serão avaliados os critérios referentes a experiência profissional, aspectos sociais, familiares, planos para o futuro e autodefinição dos candidatos.
  • Exame Médico: O candidato selecionado deverá realizar exames médicos, só podendo ser contratado mediante atestado médico de saúde ocupacional.

Onde posso ver as vagas do Sistema FIEC?

As vagas do Sistema FIEC são divulgadas em nossas redes sociais e no nosso site. 

Como posso me inscrever nos processos seletivos?

O candidato deverá baixar a ficha de inscrição, datar e assinar o documento, declarando verdadeiras as informações prestadas e que está ciente do teor completo do Aviso de Seleção. 

Logo após, os interessados que atendam o perfil descrito no aviso de seleção, deverão encaminhar o Currículo Vitae e Ficha de Inscrição preenchida e assinada, disponibilizada no site para o e-mail: rh.selecao@sfiec.org.br descrevendo no ASSUNTO do e-mail o NOME DO CARGO dentro do prazo de inscrição.

Os currículos encaminhados fora do período de inscrição informado, serão desconsiderados.

 

É possível a candidatura em mais de um processo seletivo?

Sim, o candidato pode se candidatar a mais de um Processo Seletivo em um mesmo período.

Vale lembrar que caso alguma das etapas venha a ser no mesmo dia e/ou horário o candidato deverá optar por um dos processos, dos quais está participando.

Após participar de um Processo Seletivo, poderei candidatar-me a outro?

Sim. Após a finalização de um Processo Seletivo, ficando ou não em cadastro reserva, é possível participar de uma nova seleção do Sistema FIEC, realizando todas as etapas novamente.

Caso eu tenha me inscrito em uma vaga e desejo participar de outra, é necessário levar toda documentação novamente?

Sim, devido as nossas auditorias devemos ter toda documentação dos participantes de cada Processo Seletivo. Assim, para outro processo deve-se ter uma nova inscrição.

Como posso saber das datas de divulgação dos resultados?

Todos os processos seletivos são acordados internamente junto à área demandante, desde o perfil até as datas que ocorrerão as etapas. As informações a respeito das datas, resultados ou previsões de resultados serão comunicados através do nosso site ou por e-mail.

Caso tenha alguma dúvida acerca do Resultado no Processo Seletivo, como devo proceder?

Para maiores esclarecimentos sobre o resultado dos Processos seletivos, o candidato deve preencher o formulário abaixo, de Interposição de Recursos, e eviar devidamente assinado para o e-mail rh.selecao@sfiec.org.br.

https://arquivos.sfiec.org.br/rh/files/files/F8-PC30_Interposicao_de_Recurso.doc

(85) 3421.4209 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao GRH/Sistema FIEC